Paisagem de Diabali no oeste do Mali



Escrito por Jonuel Gonçalves às 16h24
[] [envie esta mensagem] []



MALI

O Mali, um dos países africanos de maior impacto historico e cultural,  está em guerra desde janeiro de 2012. Guerra movida pelos jihadistas que ocupam o norte  e guerra movida pelos militares golpistas que derrubaram as instituições democraticas, em março do ano passado. Por pressão das formações democraticas do país e da Comunidade de Desenvolvimento dos Estados da Àfrica do Oeste (CEDEAO) esses militares concordaram com a formação de um governo civil interino mas prosseguiram sua presença de brutalidade.  

No passado dia 10 os jihadistas lançaram um ataque em direção ao sul do país e isso modificou tudo. Sem forças próprias para resistir e perante a extrema lentidão na chegada dos contingentes da CEDEAO, o Presidente interino pediu e conseguiu apoio militar francês. Todas as forças progressistas malianas e todos  os países sub-saharianos o apoiam nesse ponto. Os jihadistas estão sob forte pressão e os militares golpistas   são marginalizados.

Esta guerra já se estendeu à Argelia e vai muito provavelmente estender-se a outros Estados do Sahel. E representa desde já um dos maiores combates pela democracia no mundo atual.  



Escrito por Jonuel Gonçalves às 12h30
[] [envie esta mensagem] []



Fui ver e gostei. Pena que perto do final Tarantino tenha resolvido alguns problemas de forma pouco convincente. Mas é uma abordagem sem maniqueismos e tambem sem hesitações sobre o caminho a seguir nos casos de opressões extremas. Excelentes interpretações. Spike Lee atacou o  filme, como sempre acontece quando alguem, que não ele,  mexe na questão racial.  A inveja ou a paranoia de certos diretores de cinema é igual á de certos escritores ou professores-mandarins.



Escrito por Jonuel Gonçalves às 00h43
[] [envie esta mensagem] []



Continuam problemas tecnicos

O leitor Thiago Felici escreveu para informar que o video da Rihana "We found love" postado em janeiro de 2012 não está carregando. É mais um problema que tenho com  a UOL. Cada vez penso mais  em mudar de servidor. Nenhuma postagem que escrevo entra imediatamente. Aparece  sempre um aviso de falta de espaço e demora dias para ser publicada. Apresentei o problema à ajuda técnica e eles nem sabem do que se trata.



Escrito por Jonuel Gonçalves às 22h33
[] [envie esta mensagem] []



 

Link para minha entrevista de hoje na Globo News sobre Mali (tem um defeito de alguns segundos no meio):

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/al-qaeda-tem-no-mali-sua-maior-zona-territorial-de-controle-ressalta-especialista/2346575/

 

Link para quem quiser baixar gratis o livro de Tomas Lima Coelho "Autores de Angola":

www.minhasimagens.org

depois ir para: África/Convidados/ Escritos e videos

e lá procurar Tomás Lima Coelho, onde o livro está em ebook.

 



Escrito por Jonuel Gonçalves às 22h13
[] [envie esta mensagem] []



MALI

Prosseguem os combates contra os jihadistas que ocupam o norte do país, onde impõem a Sharia. A aviação francesa, chamada pelo governo maliano de transição, bombardeou posições jihadists  em Gao, perto da cidade histórica de Tombuctu, tambem ocupada por aquelas forças.

Acabei de ler há poucos dias "Panique à Bamako", comprado na minha recente viagem a Paris e gostei muito da criticas escrita sobre esse  livro por Aurelie Dupin no "Journal du Mali" online. 

E continuo procurando  saber algo de meus ex colegas malianos dos tempos de Dakar. Até aqui nada.



Escrito por Jonuel Gonçalves às 20h54
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, COPACABANA, Homem
MSN -



Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
direitos humanos (4 linguas)
movimentos sociais
Acordo Ortografico
UOL - noticias e muitos links
literatura
blog sexo
blog Astridd
blog Saulo
blog Jessica
blog Alcilene
blog Queusei
blog Fridas
Sabina Anzuategui
Desde Cuba
pausa do tempo
papocalcinha
Entremeios
Randa Kassis